quarta-feira, 17 de março de 2010

Biblioteca de São Paulo, mais gosto pela leitura

Na semana passada fui visitar a nova biblioteca do Estado, a Biblioteca de São Paulo. Minha ida até lá foi a trabalho – fui acompanhar um grupo e entrevistá-los sobre o que eles acharam das instalações e tal -, mas deu para curtir o local, comecei até a ler um livro (depois falo sobre ele) e agora quero indicar a todos que moram aqui, como também quem for visitar a cidade.

Mais do que um ambiente de leitura, parece mesmo um espaço cultural de primeiro mundo. Se não soubéssemos, jamais ligaríamos a antiga Casa de Detenção do Carandiru a um ambiente tão colorido e moderno.

Além dos muitos livros para todas as idades e públicos (cerca de 30 mil), há espaços diferenciados para leitura com ‘pufs’ gigantes colocados em biombos, sofás e almofadas, também há computadores, CDs, DVDs, jornais e revistas... Como uma biblioteca comum, eles podem ser alugados, basta fazer a carteirinha!

A acessibilidade também é destaque, claro, não é 100% acessível, mas é um começo e eles sabem que precisam melhorar. Por exemplo, não há profissionais totalmente treinados e alguns equipamentos – embora sofisticados - não estão prontos para uso das pessoas com deficiência. Também constatei que não há no auditório rampa de acesso para cadeirantes que quiserem assistir algo da última fileira.

De qualquer forma, é um lugar muito bacana e que vale a pena ser visitado por todos.

Ah, segue o endereço:

Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude
Avenida Cruzeiro do Sul, 2.500 - Santana

De terça-feira à sexta-feira, das 9h às 21h;
Sábados, domingos e feriados até 19h
. - Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário