domingo, 21 de março de 2010

Preciosa, um livro admirável

Como comentei em um dos meus últimos posts, comecei a ler um livro em minha ida à Biblioteca de São Paulo. Pois bem, na ocasião, em apenas meia hora, consegui ler aproximadamente 30 páginas, simplesmente, porque a história me cativou e prendeu minha atenção.

Fiquei alguns dias para conseguir comprá-lo e na última quinta-feira passei na livraria e o encontrei. O livro é Preciosa, escrito pela autora Sapphire e que deu origem ao premiado filme de Lee Daniels, com a produção de Oprah Winfrey.

A história me impressionou muito e diria que entre todos os livros que já li este foi o mais diferente. Acredito que seja pela narrativa impressionante e que causa estranheza, não por ser na primeira pessoa, mas por ser tão real. A cada frase e palavras escritas erradas, imaginei perfeitamente aquela personagem falando e presenciando tudo aquilo em minha cabeça.

Além disso, a autora ainda nos presenteia com histórias paralelas de outras mulheres com vidas tão impressionantes quanto a de Preciosa.

Precisei de meio dia para ‘devorá-lo’ e saber o final daquela garotinha-mulher obesa, negra, analfabeta, abusada pela mãe e grávida – pela segunda vez - do próprio pai.

Um livro cativante, humano e emocionante que expõe, de maneira íntima, tudo aquilo que estamos acostumados a ver na televisão, nos jornais e na internet.

Ainda não assisti ao filme, mas pretendo, até para comparar uma coisa à outra, como sempre faço em filmes baseados em livros.

Para quem não irá ler, abaixo está o trailler do filme, que na essência, provavelmente nos dará as mesmas sensações. Antes, confiram ainda os prêmios e indicações em reconhecimento da obra cinematográfica:

* Oscar 2010: Vencedor nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante (Mo'Nique) e Melhor Roteiro Adaptado (Geoffrey Fletcher).
* 82º Academy Awards: Vencedor nas categorias de Melhor Atriz (coadjuvante/secundária) (Mo'Nique) e Melhor Roteiro/Argumento (adaptado).
* 67º Globos de Ouro: Vencedor na categoria Melhor Atriz (coadjuvante/secundária) (Mo'Nique).
* 16º Screen Actors Guild Awards: Vencedor na categoria Melhor Atriz (coadjuvante/secundária) (Mo'Nique).

Nenhum comentário:

Postar um comentário