terça-feira, 24 de maio de 2011

Nada cai do céu...Nem cairá

Eu não nasci em berço de ouro. 

Eu não tenho pais ricos. Aliás, nem pai tenho. Digo que tenho uma ‘pãe’.

Eu não dependo de ninguém para conseguir as minhas coisas. Corro atrás delas ‘com unhas e dentes’.

Eu preciso de pessoas boas ao meu lado, que me ajudem a construir o que eu sou. Pessoas que me critiquem construtivamente.

Eu preciso de amor, carinho, puxões de orelha - também - e de pessoas verdadeiras ao meu lado. Sem bajulações, inveja ou falsidade. Aliás, destas pessoas, quero distância. Muita distância.
Desde o último domingo quis gritar e compartilhar com todos mais uma grande vitória. Agora, é fato. Ontem assinei toda a papelada e é com muito orgulho que digo: COMPREI O MEU CARRO!

Ah, mas não foi fácil. Quem me conhece intimamente, sabe que venho de uma família bem humilde e que há alguns anos tudo o que conquistei até hoje não passavam de sonhos remotos.

Não tenho vergonha de dizer que já morei em favela, que por vezes tínhamos o mínimo para comer, que fomos despejadas, humilhadas, que já moramos de favor e em casas mais humildes do que alguns de vocês que estão lendo, se quer, podem imaginar.
Sim, perdi muitas coisas e tivemos uma infância difícil, mas sobre tudo feliz. Ah, brincamos também, isso muito. 

Mesmo com todas as adversidades, eu e minhas irmãs aprendemos desde pequenas que a vida não era fácil. 

Crescemos e amadurecemos um pouco mais rápido. Afinal, antes mesmo de nos tornarmos adolescentes, já ganhávamos uns trocados para ajudar em casa.

Já dizia o ditado: ‘Pouco com Deus é muito. Muito sem Deus não é nada. ’ 

Minha mãe, ela sim tem orgulho de mim. De nós. Não a culpo de nada e fui correr atrás do que ela não pode me dar. Hoje, sou eu quem a recompenso ou pelo menos tento, por ela ser responsável por tudo que sou.

Foi com muito suor e dificuldades que me formei. Trabalhei muito e tentei bolsas de estudo. Fiz de tudo um pouco e em dezembro deste ano serão 3 anos de formada.

No ano passado dei mais um grande passo, talvez, o maior de todos eles: comprei a nossa casa. Sim, a casa que tanto sonhávamos. Até melhor do que em nossos sonhos. 

Poxa, minha irmã mais velha, a Mariana, irá se casar no final do ano. Ela e o noivo dela, o Renato, também compraram seu apartamento.

Não acham que minha mãe também está orgulhosa dela? 

A minha irmã mais nova, a Cris, que por coincidência hoje completa 24 anos, também está na faculdade. 

Todas nós trabalhamos fora e em nossas áreas de formação.

Sim, a ‘dona Nice’ – que já foi doméstica, vendedora ambulante, desempregada e, agora, a doceira/quituteira mais requisitada da vizinhança – tem duas filhas formadas e uma prestes a se formar...

Esta foi só uma parte da minha vida que dividi aqui com vocês. Ainda tenho muitos sonhos, objetivos e metas a alcançar. E continuarei minha busca, sempre com caráter, sorriso no rosto, fé em Deus e a força dos meus verdadeiros amigos e familiares.

Fui!
 
Tuitei esta frase ontem. Quem não tinha entendido, agora já sabe.

12 comentários:

  1. Quando você comentou no domingo pelo TT que não podia falar, na hora imaginei: A Vivi comprou um carro, afinal, ela acabou de tirar carta. Mana, é uma alegria muito grande, você merece, sempre te disse que você é muito guerreira, lembra?? Mais uma conquista, gatona. Toda sorte do mundo, viu.
    Mas conta mais, qual modelo?? Quer cor?? que ano?? Com você combina qualquer carro preto ou vermelho.
    Bjos, gatona.
    Gabi (Facul)

    ResponderExcluir
  2. Gabisola, valeu querida. Pode parecer: 'nossa tudo isso por um carro', mas para mim, vai muito além. Assim como todas as coisas que busco e consigo alcançar. Então...rsrsrs é zero e completinho! ;) bjs

    ResponderExcluir
  3. Tenho muito orgulho de dizer que sou sua irmã isto tudo que está aconteçendo em sua vida é consequencia de seus atos pois Deus sabe do seu esforço e carater.
    Ontem teve festa no céu porque o nosso bom Deus sabe que todas dificuldades que passamos a filha dele só lhe da orgulho.
    Te amo muito minha Heroína.
    Parabéns vc merece muito mais.

    24 de maio de 2011 07:25

    ResponderExcluir
  4. Oi Crica!
    Brigada pelas palavras e sabe que também te admiro muito.
    Sabe também que pode contar comigo e que vou sempre estar ao seu lado para cuidar de você e te ajudar, afinal, irmãs - ainda mais as mais velhas - servem para estas coisas, né?
    Só espero, do fundo do meu coração, que você consiga ir ainda mais longe que eu. Sei que é forte, inteligente e guerreira. Está no nosso sangue!

    Te amo muito, muito mesmo.
    Amo dividir todos os meus momentos sejam os trsites e alegres.

    continue sendo esta irmã prestativa, carinhosa e atenciosa que é.

    Um mega beijo!

    ResponderExcluir
  5. Existem poucas pessoas que admiro e você é uma delas. Desde a época da facul, sentia que era uma pessoa que mais se aproximava do meu jeito de ser por um simples motivo: sua simplicidade. Isso nos aproximou e fez com que nascesse uma grande amizade.

    À você, dedico bons momentos profissionais que tive a oportunidade de vivenciar graças à sua bondade e a constante preocupação em ajudar o próximo.

    Sei que há pessoas que se aproveitam disso, e por isso muitas vezes você leva na cara por ajudar àqueles que não são amigos de verdade.

    Mudando de assunto e falando por mim agora,saiba que estou aqui para lhe ajudar no que precisar, inclusive, puxar suas orelhas quando for preciso, hein?

    Hoje sabemos em quem confiar e mais que isso: sabemos àqueles que estarão felizes com nossas vitórias. Quero muito que você acompanhe minhas conquistas tb. A considero uma grande e eterna amiga, dessas de longa data...
    Adoro você!

    Ps: Estou mais do que feliz por você ter comprado seu carro. É tão mais gostoso quando o mérito é todo nosso, sem a intervenção de ninguém, né? rs. O saber da conquista é mais gostoso...
    Aproveite muito tudo isso.
    Super beijo,

    ResponderExcluir
  6. Vivi, parabéns pelas conquistas! De coração.
    E quando elas são frutos do nosso esforço, é muito mais gostoso. Muitas pessoas nos julgam pela aparência, mas há muitas marcas de lutas que o rosto, o corpo e as roupas não mostram.

    Quando eu comprei meu primeiro carro, eu tinha 19 anos e trabalhava 12 horas por dia como digitadora, inclusive em muitos finais de semana. Era punk. Mas a sensação da conquista é muito boa. Tudo bem que fiquei uns três anos pagando o carro, usado... rs
    Depois financiei outro, e outro... no final deste ano termino de pagar o carro que minha mãe usa hoje. É um alívio. Mas vale a pena, porque depender de transporte público nessa cidade não dá.

    beijo,

    ResponderExcluir
  7. Vivi, parabéns!!! Muita sorte com sua nova conquista. Adorei seu texto e mais, a vontade de viver e de vencer que você expressa por meio dele. Muito sucesso amiga! Grande beijo.

    ResponderExcluir
  8. Vivi eu simplismente amei o que vc escreveu e a sua história. Acabamos de nos conhecer e já te admiro pq admiro muito pessoas como vc. Resumidamente indentifico a sua história como a da minha família, também não nasci em berço de ouro, meus avós eram muito humildes, as vezes não tinham nem o que comer, minha vó que custurava pra poder vestir minhas tias e minha mãe, inclusive eram 3 irmãs tb, e quando elas eram maioires, por força do destino sei lá, apareceu um filho e eles criaram um menino, e dividiram o pouco que tinham para sustentar alguém ainda mais necessitado. Depois as três meninas sairam do interior, e 2 vieram pra sp, minha mãe veio pra santos(pq meu pai morava lá), todas são casadas bem-sucedidas e foi tudo com muito esforço. Eu peguei uma parte melhor já, tinha o que comer e tudo, mas vi meus pais crescendo e aos poucos podendo dar pra mim e meu irmão tudo que eles não tiveram, mas nem sempre foi assim. Sei bem o esforço que foi pra eles e tenho muito orgulho deles. E tenho certeza q um dia um filho seu vai contar a sua história da mesma maneira que to contando a dos meus pra vc. Parabéns pela conquista, tenho certeza que essa só é mais uma de muitas que vc irá conquistar. Sucesso sempre. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Querida Alê,
    Muitíssimo obrigada pelas palavras e, sobretudo, por estar sempre ao meu lado desde os momentos mais difíceis aos que são marcados por felicidades e realizações.

    Também tenho poucas pessoas que admiro e você, com certeza, está neste seleto grupo... A admiração vem pela pessoa especial que é, pelo seu modo de ver e encarar a vida.

    Aprendo diariamente a te compreender e levar comigo sua garra e dedicação. Você é o exemplo de pessoa guerreira, que corre atrás das coisas e não espera e nem deixa nada para o amanhã. Sua sinceridade e lealdade me enchem os olhos, a cumplicidade e carinho enaltecem meu coração.

    Beijos especiais!

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol,
    Obrigada!!
    Sim, quando a gente luta pelas nossas coisas, o gostinho de dever cumprido é muito melhor. Esses são momentos que levaremos para o resto de nossas vidas e aqueles que sempre nos mostrarão o quanto somos capazes.
    Parabéns a você também, a luta não é fácil e os próximos rounds desta vida ainda estão por vir!
    Ah, sobre o transporte público, tenho vergonha. Em pensar que logo mais seremos País sede de um evento mundial... É esperar para ver!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ká,
    Obrigada!!
    Quando a gente escreve com o coração, conseguimos dimensionar e passar realmente a sensação que estamos sentindo!
    Mais uma vez agradeço por suas palavras e votos! ;)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari, obrigada!
    Que bacana que seus pais passam estes valores a você e seu irmão.
    São nas dificuldades e nos erros que o ser humano aprende. A tristeza, um dia, serve para colher a felicidade.
    Espero de coração que leve sempre contigo a humildade de seus avos e a garra de seus pais. E que, mais que isso, tenha as suas próprias experiências, pois só a partir delas irá seguir ainda mais adiante.
    Além da minha história de vida, espero que meus filhos tenham em mente o papel deles em seu próprio crescimento e amadurecimento.
    Obrigada pelas palavras!
    Beijos,

    ResponderExcluir