terça-feira, 3 de maio de 2011

Obama X Osama

Não sou nenhuma articulista e tão pouco crítica ou analista política. Mas também não sou alienada e acredito que tratar deste assunto faz parte da vida de todos nós mortais.

Fato é que o Presidente norte-americano Barack Obama se manterá na história por mais um grande motivo. Além de ser o primeiro descendente afro-negro a comandar aquele País, ele é o responsável, diga-se mandante, da captura do homem mais procurado do mundo, Osama bin Laden.

Protagonista de uma das piores tragédias mundiais, o ataque às torres gêmeas e ao Pentágono no dia 11 de setembro de 2001, o afegão abriu uma guerra contra os EUA e a exigência de justiça de todos os outros países. 

Depois de procurá-lo em todos os ‘buracos’ possíveis, o terrorista conseguiu se esconder por quase 10 anos e foi encontrado em uma mansão no Paquistão, na qual passou os últimos três anos com sua família.
Notícia nos principais meios de comunicação de todo o planeta, a ação de inteligência do Exército norte-americano investigava a casa do terrorista da Al-Qaeda desde agosto do ano passado.

Muitos questionamentos ficam em nossa cabeça, a partir do que se é noticiado. Para mim a principal é: onde está o corpo de bin Laden? Além disso, como tão rapidamente realizaram um exame de DNA e já sepultaram, quero dizer, ‘jogaram’ seu corpo no mar?

Acredito sim que ele tenha morrido e que o mérito é do governo americano. Mas o desenrolar de tudo é muito estranho e cheio de ‘disse, me disse’. Afinal, o Paquistão ajudou ou não na ação? Houve americanos feridos? Mas um dos helicópteros não foi atingido e pegou fogo?

O feito é um marco, mas coloca em pauta o futuro da ‘paz’ no mundo. 

Certamente, todo aquele furor da nação americana deverá se transformar em medo e atenção. É entendido a comemoração (não tão exacerbada como aconteceu) e o sentimento de justiça feita. Mas temos que ter em mente que esta história não ficará por aí. 

Outros nomes de terroristas já são cotados para substituir Osama e não sabemos onde eles estão e quem de fato são. Agora, na cabeça deles, a justiça também deverá ser feita... Quem sofrerá com tudo isso? Quem está preparado para enfrentar este fantasma? 

Para refletirmos, ainda mais, faço a comparação entre Wellington Menezes, o atirador da escola em Realengo, com estes discípulos de Osama.

Acompanhamos de perto todo o ataque, transtornos e o caos provocados naquela manhã. O que quero destacar aqui é que apenas baseado na fúria e a falta de compaixão dos terroristas, Wellington fez estragos avassaladores com crianças inocentes e colocou nossa nação em alerta.

Assim, pensemos em como será então quando os terroristas ‘de verdade’ - aqueles que nasceram para morrer em nome de suas crenças - farão. Qual será o plano maquiavélico? Quem serão as vítimas? Quantos inocentes serão arremessados nesta guerra que já acontece há anos, mesmo adormecida perante nossos olhos? 

Abaixo separei uma imagem que foi divulgada pelo Blue Blus. Esta será a nova capa da  edição especial da Revista Time: o rosto de Osama com um grande x vermelho. Capas iguais a esta aconteceram também com Adolf Hitler, Saddam Hussein e Abu Musab al-Zarqawi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário