domingo, 22 de março de 2009

O Blá, blá, blá corporativo...

A idéia pode não ser original, até porque - confesso - que não li isso em nenhum lugar, mas vai saber se alguém nesse mundão de Deus já não se deparou com estas dúvidas...

Apenas fiquei pensando com os meus botões sobre algumas expressões que as pessoas no meio corporativo, e até as que não são, utilizam para finalizar os seus e-mails e/ou comunicados.

A idéia não é desagradar nem atingir adoradores da língua portuguesa ou das expressões para lá de ‘recauchutadas’, mas convenhamos que não é porque trabalho em um escritório de advocacia que devo mandar aos meus amigos coisas do gênero: ‘Vossa Senhoria’...

Por que o ‘Sem mais para o momento’? Claro, se a pessoa terminou o que escreveu e a mensagem que queria passar é obvio que não há mais nada a se dizer. Nestes momentos, dá vontade de responder no final do e-mail: ‘Nem menos’...

Imaginem:

Olá,
Blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá...

Sem mais para o momento,
Resposta: Ok, NEM MENOS.

Essa é para as mulheres que não entendem a maneira correta de agradecer... Quantas vezes já não ouvimos o mestre Pasquale dizer: “Mulheres usam obrigadA e os homens obrigadO. Até nos comerciais do Mc Donald’s já disse isso...

Não são só as loiras – não é preconceito, mas sim força de expressão e eu até tenho luzes-, já ouvi muita morena por aí soltar um: Muito obrigado!

Têm outras que até confundem e, de verdade, dá até vontade de rir: Quando agradece à uma mulher diz o obrigada, mas quando vem o homem, indaga um obrigado... Eita confusão! A regra muda para quem fala e não quem está ouvindo...

A regra é clara, se não for, dá certo também!

Simples assim: Quando terminamos algum e-mail, algumas pessoas optam pelo ‘grato’. Então, vamos lá meninas e se a dúvida surgir lembrem-se que o ‘gratA’ é o mesmo que o obrigadA. OK, não vou nem perguntar se é para desenhar, viu?!

Ah, pode usar isto verbalmente também, aliás, pode não: DEVE!

E o tal ‘venho por meio desta’! Bom, é obvio que a pessoa está se comunicando por meio daquele veículo, não há necessidade de introduzir o termo, pois já está implícito...

Bom, para este post, acho que já são dicas para lá de suficientes! Vamos começar transformando o nosso dia-a-dia e a maneira que nos comunicamos com as pessoas. Quase sempre, o menos é mais!

Um comentário:

  1. Uma das palavras que mais me irrita ouvir no mundo corporativo é "empoderamento". Putz, esta dói!
    Ah! tem benchmark também.

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