quarta-feira, 27 de maio de 2009

E a liberdade de expressão??

Nossa, estou chocada! Ontem percebi que o vídeo sobre o acidente, que eu publiquei aqui, foi retirado do ar.

Fui correr atrás do que tinha acontecido e recebi uma mensagem do YouTube. Segundo eles, eu infligi as ‘Diretrizes da Comunidade’ com conteúdo impróprio. Alguém, provavelmente, indicou o vídeo como inadequado e eles tiraram do ar.

Não aceitei a acusação, muito séria, por sinal e encaminhei uma mensagem ao YouTube, com o meu ponto de vista sobre o ocorrido. Espero que eles me respondam e, certamente, feito isso, postarei aqui.

Vou colocá-lo de novo no blog, por meio do VídeoBlogger mesmo. Fiquem à vontade em avaliar e me digam se de fato há algo violador. Obrigada!

Vejam o e-mail que encaminhei a eles:

“Olá, boa tarde.
Gostaria de saber o porquê exatamente o vídeo foi retirado do ar.

Lí as diretrizes da comunidade e creio que não infligi nenhuma das cláusulas.
A cláusula que diz: "O YouTube não é um site sensacionalista. Não envie vídeos repugnantes de acidentes, cadáveres e coisas similares", seria o que mais se encaixava, já que o vídeo tratava-se de um acidente. Porém eu não coloquei as imagens do momento em que aconteceu o acidente, não havia cadáveres e se quer citei o nome da vítima.

Sou jornalista e cidadã acima de tudo. O que fiz foi prestar um serviço às pessoas que passam/ou passavam pela avenida Interlagos, uma das principais da zona sul da capital. Informei que naquele momento as autoridades estavam fazendo um resgate de um acidente grave e que o trânsito estava um caos, já que as vias estavam interditadas. Um dos jornais mais conceituados do País, O Estado de S. Paulo, publicou em seu portal uma foto minha sobre o ocorrido: http://sites.estadao.com.br/imagens/fotoreporter/htm/2009/mai/19/46.htm

Além disso, outro jornalista da Rádio Jovem Pan, também publicou - no blog especializado de trânsito da emissora - o mesmo vídeo. Eu o encaminhei por e-mail e ele também o cadastrou no YouTube. Em seu blog ele me citou como autora do vídeo. http://blogs.jovempan.uol.com.br/transito/2009/05/19/acidente-interdita-avenida-interlagos/

Só fui perceber que o vídeo estava fora do ar, já que tinha publicado a notícia em meu blog: http://diapararelembrar.blogspot.com/2009/05/acidente-grave-perto-de-casa.html. E, quando cliquei para ver a notícia, apareceu a mensagem: “Este vídeo foi removido por violação dos termos de uso”.

O que me deixa intrigada é que somente o vídeo que eu postei foi bloqueado. Não quero que bloqueiem o que o jornalista postou, mas demonstra que de fato não estamos infligindo quaisquer cláusulas das Diretrizes. Além disso, sabemos que no site há muitos outros vídeos com teor violento e afins, diferentemente deste que eu postei.

Gostaria de dividir ainda que as pessoas que comentaram o vídeo na minha página no YouTube, em nenhum momento, falaram algo negativo. Pelo contrário, queriam mais notícias/informações sobre o acidente. Embora eu seja jornalista, não fui atrás do fato, já que para mim o importante foi demonstrar para as pessoas o quanto um acidente pode mexer com as vidas dos envolvidos e também de terceiros.

O que ocorreu, e provável para terem recebido alguma mensagem de conteúdo impróprio, é que a vítima veio a falecer, o que fiquei sabendo depois, conforme os comentários das pessoas que recebi. Inclusive, uma delas conhecia a vítima e queria entender o que tinha acontecido. Prova de que seu tivesse ido atrás, estaria ajudando outras pessoas.

Enfim, só queria deixar claro que não tive intenção alguma de infligir quaisquer cláusulas das diretrizes elaboradas pelo YouTube. Além disso, eu acredito muito no portal e em sua comunicação mundial. Por isso, optei por divulgar o vídeo aqui.

Gostaria ainda que, depois de lerem meus comentários, que uma nova análise fosse realizada e que o vídeo voltasse para o ar.

Fico à disposição para quaisquer dúvidas.

Certa de que terei um retorno sobre o ocorrido, agradeço pela atenção.”
Viviane Oliveira

Vídeo:

4 comentários:

  1. Vi o vídeo, realmente não tem nada de repugnante, sensacionalista. Só não compreendi por quê ficou tão furiosa.

    ResponderExcluir
  2. Oi Updatefreud, valeu pelo seu comentário! Então, pode parecer que estou muito furiosa, como mencionou, mas na verdade estou me sentindo injustiçada. É chato você tentar ajudar as pessoas e ser tachada disso ou aquilo.

    Só quero esclarecer e mostrar que não é assim:
    Eles denunciam, tiram e eu abaixo a cabeça. Só quero entender o que eu fiz de errado.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  3. XD eh assim mesmo... eu tbm fico puto quando sou injusticado... hj mesmo fui banido em um game pq acharam q eu estava usando hacks fiquei bravo na hr mas depois simplismente pensei... se o cara eh tao noob ao ponto de me banir pq eu matei ele, pra q eu vou me importar? mesma coisa contigo... youtube n eh o unico site para compartilhar videos e nem o melhor... desculpa se te ofendi chamando vc de tia... =P mas 24 anos eh tia mesmo... O.o zueira XD

    ResponderExcluir
  4. Oi André, não foi ofensa não...Só engraçado!rs
    Sim, quantas pessoas não se sentem injustiçadas todos os dias, não é mesmo? E cada uma com sua história e importância sobre os fatos.
    Só acho que independentemente do que for, não devemos abaixar a cabeça. Claro o YouTube não é a única ferramenta, se é a melhor - sinceramente - não sei, mas foi a minha opção, pelo menos naquele momento.
    Valeu!
    Bjs,

    ResponderExcluir